Lula diz que cúpula com os EUA demonstrou importância da África para o mundo
Rio de Janeiro, 7 ago (EFE).- O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira que a cúpula que reuniu esta semana em Washington o presidente americano, Barack Obama, e 42 líderes de países africanos demonstrou a importância que a África pode ter na solução dos problemas mundiais.
“O desenvolvimento dos países mais pobres é a saída para a crise econômica internacional e o caminho para a solução dos problemas mais sérios da humanidade”, afirmou Lula em mensagem no qual felicitou Obama por sua iniciativa de se reunir com os chefes de Estado e de Governo da grande maioria dos países africanos.
Lula, que durante seu governo (2002-2010) realizou várias visitas a países africanos e defendeu intensamente a cooperação do Brasil com a África, considera que, com o aumento da renda e a redução da pobreza nos países em desenvolvimento, as nações mais desenvolvidas podem encontrar novos mercados para seus produtos.
Nesse sentido, Lula disse “ter ficado muito feliz” com a “excelente iniciativa” de Obama de se reunir em Washington esta semana com a Comissão da União Africana e os governantes da maioria dos países africanos.
“Foi um evento dos mais representativos e significativos por deixar clara a importância da África para o progresso de todo o planeta e o compromisso dos Estados Unidos com esse objetivo”, assegurou.
De acordo com Lula, a cúpula em Washington vai reforçar o empenho do próprio Brasil por estreitar suas relações com a África “neste momento especial de construção da paz, da democracia e do desenvolvimento social”.
Segundo o ex-presidente, diante do convencimento de que o século XXI é o século da África, “todas as oportunidades estão abertas para que nos aproximemos ainda mais de nossos vizinhos africanos nos campos da cooperação, do comércio e da cultura”.
Além de diferentes acordos de cooperação para desenvolver a agricultura em países africanos e para produzir remédios nesse continente, a aproximação do governo Lula com a África permitiu que algumas nações africanas adotassem as políticas sociais que permitiram ao Brasil reduzir significativamente a pobreza.
O encontro foi qualificado por Obama como “a maior reunião” de líderes africanos realizada nos Estados Unidos, que terminou na quarta-feira com novos compromissos de investimento e financiamento.
O total inclui também US$ 12 bilhões em compromissos do Banco Mundial (BM) e outros organismos para apoiar a iniciativa da Casa Branca para a eletrificação da África e US$ 4 bilhões para melhorar a saúde das mães. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.