Lula recebe título de doutor honoris causa de universidade argentina
Buenos Aires, 10 set (EFE).- O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quinta-feira o título de doutor honoris causa da Universidad de La Matanza, em um ato realizado na cidade de mesmo nome, na periferia de Buenos Aires, capital da Argentina.
“Eu, na verdade, sou um cidadão privilegiado. Se há um ser humano no planeta Terra que todos os dias deve se levantar e agradecer a Deus pela trajetória de sua vida sou eu, porque não estava previsto em nenhum manual que um operário metalúrgico, sem ter um diploma universitário, pudesse chegar à presidência da sétima economia do mundo”, disse Lula ao receber o título.
Diante de professores e alunos da instituição, Lula disse que se emocionou ao saber que a maior parte dos estudantes da Universidad de La Matanza é de classe trabalhadora.
“Houve uma época na qual uma criança nascia, dependendo do berço em que nascia, se sabia desde o princípio se ela iria à universidade ou se ficaria no primário”, afirmou o ex-presidente, destacando as conquistas conseguidas no Brasil durante seus dois mandatos.
Participaram da cerimônia, entre outros, o governador da província de Buenos Aires e candidato do governo à presidência da Argentina, Daniel Scioli, e os ministros de Cultura, Teresa Parodi, e de Defesa, Agustín Rossi.
Na quarta-feira, Lula iniciou um tour pela Argentina. Primeiro, o ex-presidente inaugurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na cidade José C.Paz, também na província de Buenos Aires, acompanhado de Scioli e da presidente do país, Cristina Kirchner.
Hoje, ele foi recebido por Cristina na Casa Rosada, sede do governo argentino, antes de discursar na abertura do 3º Congresso Internacional de Responsabilidade Social, também realizado em Buenos Aires. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.