Luta contra violência de gênero em cidades necessita de unidade política

  • Por Agencia EFE
  • 10/06/2015 15h03

Nova Délhi, 10 jun (EFE).- A efetividade na luta contra a violência sofrida pelas mulheres nas cidades depende de um interesse por parte dos políticos e de estreita colaboração, de acordo com as conclusões tiradas em um fórum internacional na Índia nesta quarta-feira.

O fórum “Cidades Seguras para as Mulheres”, que acontecerá até sexta-feira em Nova Délhi, é patrocinado pelas Nações Unidas e nele participam autoridades das principais cidades do mundo, desde Cairo até Kigali e Manila.

A indiana Lakshmi Puri, subdiretora da ONU Mulheres, ressaltou que “libertar” os espaços públicos das cidades desse tipo de violência depende de uma “vontade política consciente”.

A anfitriã Nova Délhi, onde o estupro e assassinato de uma jovem em 2012 gerou na Índia protestos sem precedentes contra a violência de gênero, foi o foco de atenção de muitos presentes, entre eles autoridades da metrópole indiana e do Executivo central.

O ministro de Délhi para a Mulher e Desenvolvimento da Infância, Sandeep Kumar, criticou o governo nacional de Narendra Modi, que foi acusado de paralisar medidas transcendentais para que a capital se transforme em uma cidade mais segura para as mulheres

Kumar lembrou que o governo capitalino do AAP (Partido do Homem Comum) obteve maioria nas eleições contra o BJP de Modi, mas que mesmo assim os choques com o governo central são constantes, por isso que pediu “unidade” e “respeito”.

Segundo dados proporcionados pela ONU Mulheres baseados em enquetes realizadas em 2012, 92% das mulheres de Nova Délhi sofreram algum tipo de violência sexual em espaços públicos e 88% algum tipo de assédio verbal.

A presidente da Comissão Nacional para a Mulher na Índia, Lalitha Kumaramangalam, aconselhou colocar foco na educação para libertar as cidades de violência de gênero e ressaltou que a maioria das denúncias recebidas por ataques deste tipo provêm de abusos no interior dos imóveis e não em espaços públicos. EFE

apg-mt/ff

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.