Má qualidade do imóvel e erros de segurança causaram incêndio em asilo chinês

  • Por Agencia EFE
  • 27/05/2015 14h06

Pequim, 27 mai (EFE).- O grave incêndio em um asilo da China na qual morreram 38 pessoas na segunda-feira se deve à qualidade do imóvel e à falta de medidas de segurança, que fez com que o fogo se alastrasse rapidamente, segundo uma investigação preliminar do governo.

Ao estudar a trajetória do fogo, a princípio iniciado por um curto-circuito, os investigadores descobriram que a residência tinha sido construída com chapas de aço recheadas de materiais inflamáveis, segundo disse nesta quarta-feira Sun Huashan, diretor-adjunto da Administração Estatal de Segurança Laboral.

Além disso, as saídas de emergência do local, situado na província central de Henan, “foram mal desenhadas”, por isso que o acidente, no qual também ficaram feridos seis idosos, dois deles em estado grave, evidenciou a falta de controles de segurança.

“Os departamentos governamentais encarregados também têm a culpa pelo acidente já que falharam em seu trabalho de fazer cumprir a lei”, considerou Sun.

Na terça-feira, 12 pessoas, entre elas vários cuidadores e enfermeiros, foram detidas pelo incêndio.

A residência atendia 100 pessoas, entre elas alguns idosos incapacitados, que acredita-se que ficaram presos em seus quartos quando o fogo começou a se estender pelo imóvel, apontam meios de comunicação locais.

Por causa do fato, o presidente da China, Xi Jinping, pediu uma profunda investigação do acidente para que as responsabilidades sejam determinadas.

Também foi iniciada uma inspeção em nível estatal neste tipo de residências, mas também em creches, hospitais e outros centros sociais, e pediu que sejam tomadas medidas para prevenir estes acidentes. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.