Macedônia cogita fechar fronteira com a Grécia por pressão migratória
Budapeste, 10 set (EFE).- A Macedônia cogita fechar a fronteira com a Grécia diante da pressão migratória no país, conforme afirmou o ministro das Relações Exteriores macedônio, Nikola Poposki, em entrevista à revista política húngara “Figyelö”.
“É possível que nós também necessitemos alguma defesa física para diminuir o cruzamento ilegal da fronteira. Será difícil fazer isso a curto prazo e não também significa uma solução a longo prazo”, disse Poposki.
A Hungria construiu uma cerca de 1,5 metro com concertinas em sua fronteira com a Sérvia e acelera as obras de outra de maior envergadura, de quatro metros de altura.
Segundo Poposki, a Macedônia não está em condições de cumprir todas as exigências da União Europeia (UE) quanto à proteção de sua fronteira, já que se trata de um país de apenas dois milhões de habitantes.
De acordo com o ministro, o número de refugiados que entram diariamente na Macedônia varia entre três e quatro mil, e “em 48h chegaram 12 mil pessoas das ilhas gregas”.
Poposki criticou a resposta europeia à crise migratória e declarou que “não existe uma resposta conjunta europeia, uma solução europeia para resolver este assunto”.
A Macedônia se situa na chamada “rota dos Bálcãs”, por onde passam os refugiados do Oriente Médio que atravessaram a Turquia rumo à fronteira húngara para entrar no espaço Schengen, de livre circulação comunitária. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.