Maduro comemora detenção de prefeito opositor e ameaça outros

  • Por Agencia EFE
  • 20/03/2014 21h43

Caracas, 20 mar (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, comemorou nesta quinta-feira a prisão do prefeito do município de San Diego, Vicencio Scarano, e advertiu a outros, especialmente o do município de Chacao, Ramón Muchacho, que não pensará duas vezes se receber a ordem de detê-lo.

“Aí vocês veem o que felizmente aconteceu. O Estado venezuelano está atuando (…) ontem quando levavam à prisão onde está o prefeito, perdão, o ex-prefeito do município San Diego, foi uma choradeira só”, disse Maduro em um ato de governo em Caracas.

Scarano foi detido ao ser condenado ontem mesmo pelo Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela (TSJ) a 10 meses e 15 dias de prisão por desacatar uma sentença que lhe obrigava a impedir a colocação de barricadas contra os que protestam contra o governo.

Além disso, foi decidida sua destituição como prefeito e o Poder Eleitoral disse hoje que em breve serão convocadas eleições no município San Diego.

Segundo Maduro, Scarano chorou muito quando foi transferido à prisão militar de Ramo Verde, onde também se encontram detidos o prefeito de San Cristóbal, Daniel Ceballos, e o dirigente opositor Leopoldo López, que também foram aprisionados por incidentes relacionados com os protestos das últimas semanas.

Maduro também se dirigiu ao prefeito Ramón Muchacho, do município de Chacao, área que foi epicentro de protestos violentos, acusando-o de estar “por trás da logística e do apoio a grupos fascistas”.

“Não pense que nosso pulso vai tremer se nos dão a ordem de detê-lo”, disse, ao mesmo tempo em que o ameaçou a “olhar-se no espelho” de Scarano pois também “pode terminar em Ramo Verde”.

A Venezuela vive uma onda de protestos contra o governo de Maduro há mais de um mês que deixaram um balanço oficial de 31 mortos, mais de 400 feridos e mais de mil de detidos, a maioria deles já em liberdade por medidas cautelares. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.