Maduro denunciará oposição venezuelana aos organismos internacionais

  • Por Agencia EFE
  • 23/03/2014 23h23

Caracas, 23 mar (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, informou neste domingo que apresentará uma denúncia formal aos organismos internacionais, “começando pela Unasul” contra a oposição venezuelana, que acusa de cometer atos de agressão contra a cultura e a educação.

“Acabo de pedir a Elias Jaua, chanceler, que prepare uma denúncia formal contra a oposição venezuelana nos organismos internacionais e apresentar as provas dos incêndios que aconteceram, consuetudinárias, de universidades, bibliotecas, centros culturais”, disse o presidente.

O anúncio foi feito durante o ato de encerramento da Feira Internacional do Livro da Venezuela em Caracas, na qual garantiu que no país “tem rebrotado uma direita extremista”.

E pediu apoio aos intelectuais para que “acompanhem” o chanceler venezuelano, Elías Jaua, a apresentar esta denúncia nos organismos internacionais sobre o vandalismo e os incêndios “de universidades” que o presidente atribui aos opositores nos protestos que há mais de um mês são convocados contra seu governo.

“Vamos entrar com ações em organismos internacionais começando por Unasul, Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Conselho de Direitos Humanos da ONU, a mesmíssima OEA (Organização dos Estados Americanos), vamos levar as denúncias da verdade, da agressão fascista contra a cultura, contra a educação ao mundo inteiro”, disse.

A Venezuela se prepara a receber esta terça-feira a uma missão de chanceleres da União de Nações Sul-americanas (Unasul) para “acompanhar” o diálogo político no país em meio aos protestos que, segundo os números oficiais, causaram 31 mortes, mais de 450 feridos e quase dois mil detidos, 121 deles ainda presos.

No entanto, nas últimas horas foram publicadas outras três mortes nos estados de Táchira e Mérida (no oeste) e em Carabobo (no centro) que não foram incluídas ainda nos números oficiais. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.