Maduro se reúne com presidente da Guiana e secretário-geral da ONU

  • Por Agencia EFE
  • 27/09/2015 21h21

Caracas, 27 set (EFE).- Os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Guiana, David Granger, se reuniram neste domingo em Nova York com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em meio a um litígio de fronteiras entre as duas nações pela região de Essequibo.

“Saindo da reunião com o secretário-geral da ONU e o presidente da Guiana. Pela paz e soberania”, escreveu a primeira-dama da Venezuela, Cilia Flores, sem mais detalhes em sua conta no Twitter.

Flores postou também duas fotos nas quais se vê Maduro com a chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez, e o embaixador da Venezuela na ONU, Rafael Ramírez, saindo do escritório de Ban Ki-moon na sede das Nações Unidas.

A reunião aconteceu no momento em que se reavivou um conflito limítrofe entre Guiana e Venezuela por Essequibo, uma região de 160.000 quilômetros quadrados rica em recursos naturais.

A região de Essequibo está sob mediação da ONU desde a assinatura do Acordo de Genebra em 1966, mas a disputa se aguçou depois que a companhia Exxon Mobil descobriu no último mês de maio jazidas de petróleo em águas da região em litígio.

O presidente da Venezuela disse antes de viajar a Nova York que na reunião que teria com Granger lhe estenderia a mão “com afeto e respeito”.

Horas antes da reunião de hoje, Maduro disse que esperava de Granger “uma demonstração de respeito à Venezuela”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.