Maduro visitou Fidel Castro em Cuba depois de reunião de cúpula no Panamá
Caracas, 13 abr (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta segunda-feira que, após sua saída do Panamá onde participou da VII Cúpula das Américas, se transferiu a Cuba para visitar o líder Fidel Castro, com quem conversou durante cerca de quatro horas.
“Estive em Cuba, chegamos ontem, estive falando quatro horas, quase até meia-noite, com o comandante Fidel Castro e estava preparado para falar quatro horas mais”, contou Maduro durante um ato com milicianos em Caracas.
O presidente contou que se dirigiu a Cuba, junto com “delegação da Venezuela” que o acompanhou no Panamá, porque sentiu a “obrigação” de dizer ao ex-governante cubano: “Fidel, esta vitória te pertence, esta vitória da dignidade, da soberania, da união latino-americana e caribenha”.
Maduro se referiu assim à rejeição que os países que participaram da cúpula manifestaram em relação ao decreto assinado em março pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que declara a Venezuela uma “ameaça”.
“Estivemos conversando com o comandante Fidel, escutando suas orientações, suas palavras, suas reflexões, 70 anos de luta, vitória após vitória”, relatou Maduro.
Fidel Castro, de 88 anos e retirado do poder desde 2008, realizou sua última aparição em público em janeiro de 2014, quando foi à inauguração de um estúdio de arte do pintor Alexis Leyva “Kcho” em um bairro de Havana. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.