Mães mexicanas se vestem de preto em dia de padroeira por desaparecidos
Cidades de México, 12 dez (EFE).- Vestidas de preto como se estivessem de luto, meia centena de mulheres mexicanas protestaram nesta sexta-feira no Zócalo, a praça central da capital, pelos milhares de desaparecidos no país, no dia da celebração da padroeira do país, Nossa Senhora de Guadalupe.
Convocadas pelo coletivo #MadresPatriaMx, as participantes levavam imagens da santa com laços negros no manto.
Embora o lema principal da manifestação tenha sido “pelas milhares de mães que morreram buscando seus filhos”, no final o protesto acabou se estendendo a todos os desaparecidos do México.
Elas exigiram que o Estado mexicano faça o necessário para parar as desaparições e assassinatos, e especialmente os feminicídios.
Elas colocaram várias fotos de desaparecidos, incluídos os 43 adolescentes que desapareceram em 26 de setembro, nas cercas que protegem o Palácio Nacional.
Todo 12 de dezembro milhões de mexicanos celebram a Nossa Senhora de Guadalupe em comemoração às aparições que, de acordo com a tradição católica, ela fez em 1531 ao indígena Juan Diego, beatificado e canonizado pelo papa João Paulo II. EFE
pem/cd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.