Maioria dos britânicos apoia saída do Reino Unido da UE, mostra pesquisa

  • Por Agencia EFE
  • 06/09/2015 14h38

Londres, 6 set (EFE).- Pela primeira vez mais da metade dos britânicos são favoráveis à saída do Reino Unido da União Europeia (UE), apontou uma pesquisa divulgada neste domingo pelo tabloide “Mail on Sunday”.

Se o referendo que o primeiro-ministro David Cameron se comprometeu a convocar até o fim de 2017 fosse amanhã, 51% dos britânicos optariam por deixar a UE, segundo a pesquisa do instituto Survation.

Foram entrevistas 1.004 pessoas entre quinta e na sexta-feira, no ponto crítico da crise migratória que a Europa vive pela chegada de milhares de refugiados que fogem dos conflitos no Oriente Médio.

As últimas pesquisas indicavam que a opção de permanecer na União Europeia era majoritária no Reino Unido.

Em junho, uma pesquisa do Ipsos Mori indicou que 66% dos britânicos votariam por continuar dentro da EU, e em julho uma pesquisa do Survation dava ao “sim” à UE 54% das intenções de voto em uma eventual consulta.

A pesquisa de hoje, elaborada pela versão dominical do sensacionalista “Daily Mail”, saiu exatamente na véspera de a Câmara dos Comuns debater o projeto de lei de convocação do referendo.

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, se mostrou a favor de o Reino Unido se manter parte da UE, com a condição de renegociar com Bruxelas questões como o controle da imigração e a independência da justiça britânica. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.