Maioria dos cidadãos do mundo pede acordo vinculativo para reduzir emissões

  • Por Agencia EFE
  • 10/06/2015 13h24

Berlim, 10 jun (EFE).- O aquecimento global preocupa cerca de 80% dos cidadãos do planeta e 67% reivindicam um acordo internacional de caráter vinculativo para reduzir as emissões, segundo uma pesquisa mundial publicada nesta quarta-feira perante a realização da Cúpula do Clima de Paris no final de ano.

A pesquisa foi apresentada na sede do Convenção Marco sobre a Mudança Climática da ONU em Bonn (Alemanha), no seio das reuniões que são mantidas desde o começo do mês para avançar para um acordo internacional que substitua a partir de 2020 o Protocolo de Kioto para a redução de gases do efeito estufa.

Mais de 10 mil pessoas de 75 países participaram do estudo realizado pela World Wide Views Alliance com apoio da França e da ONU.

Segundo esta pesquisa, que revela que a preocupação perante esta questão é geral tanto nos países do norte como nos do sul, mais de 90% dos cidadãos acreditam que o acordo de Paris deve incluir o objetivo de “zero emissões” para o final de século.

Enquanto 67% opinam que o acordo deve ser legalmente vinculativo para todos os países, 17% acreditam que só deveria ser para os desenvolvidos e emergentes e 10% defendem que seja voluntário.

A grande maioria (79%) aposta que seu próprio país fixe metas de redução de emissões inclusive se outros não fizerem.

São também muitos (78%) os que consideram que as maiores economias deveriam fornecer mais do que se comprometeram por enquanto ao Fundo Verde da ONU, que deve estar dotado a partir de 2020 com 100 bilhões de euros anuais para cuidar dos países mais vulneráveis à mudança climática.

A pesquisa destaca, além disso, a grande maioria (85%) que aponta para responsabilidade do setor privado na conquista dos objetivos.

Entre as medidas mais relevantes para reduzir os gases do efeito estufa, 77% defendem a importância dos programas educativos sobre o clima, com a proteção das florestas tropicais em segundo lugar. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.