Mais de 100 mil russos vão às ruas para celebrar 1 ano da anexação da Crimeia
Moscou, 18 mar (EFE).- Mais de 100 mil pessoas, segundo as primeiras estimativas de fontes policiais, se congregaram nesta quarta-feira na Praça Vermelha de Moscou para celebrar o primeiro aniversário da anexação russa da Crimeia.
Em um ambiente festivo, com bandeiras e balões coloridos, e sob o lema “Estamos juntos”, os vários presentes se concentraram junto à Catedral de São Basílio e às muralhas do Kremlin para assistir ao showmício, no qual discursaram conhecidos artistas e políticos.
O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, não excluiu, mas também não confirmou, que o presidente Vladimir Putin participa. Putin presidiu hoje uma reunião de seu governo dedicada à reunificação com Crimeia e felicitou os russos pela anexação.
Há justo um ano, em 18 de março, Putin assinou na Sala de São Jorge tratados bilaterais com os líderes da Crimeia e o porto de Sebastopol pelos quais ambos territórios da península ucraniana se transformaram em parte da Federação Russa.
Putin reconheceu que as sanções econômicas ocidentais pela anexação da Crimeia prejudicaram a Rússia, mas negou que sejam “fatais”. EFE
vm-io/ff
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.