Mais de 150 são retirados e estradas são fechadas no Uruguai por chuvas

  • Por Agencia EFE
  • 03/02/2014 12h28

Montevidéu, 3 fev (EFE).- Mais de 150 pessoas foram retiradas de suas casas no Uruguai e oito estradas federais foram fechadas devido à cheia de rios e riachos por causa das ininterruptas chuvas dos últimos três dias, informou nesta segunda-feira o Sistema Nacional de Emergências.

O departamento mais afetado é Durazno, ao norte de Montevidéu, onde a cheia do rio Yi, que subiu quase dez metros acima do nível habitual, obrigou a evacuar a 135 pessoas.

Além disso, pelo menos outras 200 pessoas deixaram voluntariamente suas casas para se mudar para a casa de parentes ou amigos.

Também há retirados nos departamentos de Treinta y Tres, Soriano e Canelones.

As rotas fechadas não permitem a passagem nos departamentos de Canelones, Colônia, Durazno, Lavalleja e Soriano.

Para esses cinco departamentos, além de Paysandu, Río Negro, San José, Flores, Flórida, Montevidéu, Maldonado e Rocha, o Instituto Uruguaio de Meteorologia emitiu um alerta laranja que se estende até terça-feira à tarde.

Para essa ampla região do Uruguai se esperam chuvas pontualmente copiosas de até 200 milímetros em 24 horas, ocasionais sequências de ventos muito fortes, intensa atividade elétrica e a possível queda de granizo, segundo adverte o Sistema Nacional de Emergências.

As previsões são de que as chuvas se estendam por vários dias sobre o território uruguaio enquanto milhares de turistas locais e estrangeiros passam suas férias de verão no litoral do leste do país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.