Mais de 2 mil refugiados chegam ao Pireo
Atenas, 8 set (EFE).- Mais de dois mil refugiados chegaram nesta manhã ao porto do Pireo, em Atenas, vindos da ilha de Lesbos, a mais afetada do mar Egeu pela onda de migração, com cerca de 20 mil pessoas ainda presas ali.
Os 2.187 refugiados, a maioria sírios, chegaram a bordo da embarcação Eleftherios Venizelos, que há semanas faz diariamente a rota entre as ilhas do Egeu próximas à costa turca e a plataforma continental.
Para enfrentar a chegada em massa de refugiados e migrantes e acelerar sua mudança ao Pireo, o ministério de Marina grego fretou mais duas embarcações, o catamarã Tera Jato, que chegará hoje mesmo com 1.700 pessoas, e o Blue Star Patmos, que só transferirá migrantes, mas que ainda não começou a operar.
Segundo a imprensa local, a situação no porto de Mitilene, a capital de Lesbos, começa a ser menos caótica desde que ontem foi montado no velho estádio da cidade um centro de registro.
Esta primeira inscrição, que é uma condição prévia para poder transferir os afetados a Atenas, está sendo feita com relativa rapidez, já que a maioria dos refugiados têm passaporte, assinalou a imprensa local.
Enquanto isso, a guarda litorânea grega recuperou e identificou nas últimas 24 horas 474 pessoas em 11 operações nas ilhas de Lesbos, Samos, Kos e Agathonisi.EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.