Mais de 200 mil pessoas deixam suas casas por erupção de vulcão na Indonésia

  • Por Agencia EFE
  • 14/02/2014 01h02

Bangcoc, 14 fev (EFE).- Pelo menos 200 mil pessoas tiveram que ser evacuadas pelas autoridades locais na noite de ontem devido à iminente erupção do vulcão Kelud, considerado um dos mais perigosos da ilha de Java, na Indonésia, informou nesta sexta-feira a imprensa local.

O kelud representa um perigo por causa da densidade populacional concentrada nas encostas do monte. São cerca de 36 povoados em uma área aproximada de 10 quilômetros no distrito de Kediri, no leste de Java.

Após a erupção, a chuva de cinzas, areia e rochas chegou a até 15 quilômetros da cratera do vulcão, apontou o porta-voz da agência nacional de desastres, Sutopo Purwo Nugroho, ao jornal “Jakarta Post”.

A maior catástrofe registrada por uma erupção do Kelud data de 1568, quando os rios de lava, as nuvens de cinza e a chuva de rochas causaram a morte de aproximadamente 10 mil pessoas.

A Indonésia está localizada sobre o chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma área com grande atividade sísmica e vulcânica, e abriga mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 continuam ativos e 65 estão classificados como perigosos. EFE

nc/rpr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.