Mais de 25 mil refugiados passaram pela Croácia em 5 dias
Bregana (Croácia), 20 set (EFE).- Mais de 25 mil refugiados do Oriente Médio passaram pela Croácia desde a última quarta-feira, informaram neste domingo as autoridades do país, que segue enviando os imigrantes para as fronteiras com a Hungria e a Eslovênia.
Na passagem de Bregana, entre Croácia e Eslovênia, perto de Zagreb, várias centenas de refugiados passaram a noite passada ao relento. A forte chuva que caiu na região piorou as condições dos refugiados, que já tinham que lidar com as baixas temperaturas.
Por enquanto, as autoridades eslovenas só deixam cruzar a fronteira pequenos grupos, o que provoca um acúmulo de pessoas no lado croata da divisa entre os dois países.
“Estamos aqui desde ontem. Dormimos em barracas que as organizações humanitárias nos deram. Estamos muito cansados e não sabemos quando nos deixarão chegar à Eslovênia”, disse à Agência Efe um jovem sírio que está em Bregana.
O governo da Eslovênia permitiu ontem a entrada da maior parte das mulheres com crianças pequenas. Elas foram levadas junto aos filhos aos centros de amparo em outras cidades do país.
Dessa forma, as autoridades quiseram evitar que os mais vulneráveis passassem a noite na chuva, mas, ao mesmo tempo, a medida causou angústia ao separar membros de uma mesma família.
“Tenho filhos pequenos, eles foram levados com minha esposa. Não sei onde estão e como vou encontrá-los”, explicou um sírio.
Segundo informou a Polícia eslovena hoje, mais de 2 mil refugiados cruzaram a fronteira com a Croácia desde a quarta-feira. Desde a sexta-feira, as autoridades croatas estão enviando os imigrantes diretamente à Hungria, mais ao norte do país.
Um trem com 11 vagões transportou hoje cerca de 2 mil refugiados à fronteira húngara.
Enquanto isso, centenas de novos imigrantes vão chegando através da divisa com a Sérvia. Dessa forma, só na cidade fronteiriça de Tovarnik já havia outros 4 mil refugiados neste domingo. EFE
vb/lvl
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.