Mais de 30 tremores são sentidos no noroeste da Nicarágua; não há vítimas
Manágua, 23 ago (EFE).- Um total de 36 tremores de magnitures entre 2 e 4 na escala Ritcher foram registrados neste domingo no noroeste da Nicarágua, segundo informa o Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter).
Nas imediações do vulcão San Cristóbal, no noroeste da Nicarágua, foram registrados 20 tremores, o primeiro de 3,2 graus na escala Richter, seguido de outro de magnitude 4.
Outros 16 tremores foram detectados pelo Ineter em zonas próximas ao vulcão, detalha o organismo em seu site.
A coordenadora do Conselho de Comunicação e primeira-dama do país, Rosario Murillo, disse que este fenômeno já ocorre há vários dias, embora os tremores fortes tenham ocorrido na madrugada.
“A explicação científica destes eventos vão ser dadas pelos especialistas do Ineter, nós estamos aprendendo a acompanhar, a analisar e sobretudo a ter ativo todo o sistema de proteção, que está ativo desde a madrugada”, expressou Murillo.
Os movimentos telúricos ocorreram a pouca profundidade, pelo qual foram sentidos pela população, mas as autoridades não reportaram danos e nem vítimas.
No entanto, Murillo indicou que está sendo feita uma revista nas casas mais antigas para ver se sofreram algum dano.
O San Cristóbal, de 1.745 metros de altura, é o vulcão mais alto da Nicarágua, está situado no “cordão de fogo” do Pacífico e na chamada “cordilheira dos vulcões” da Nicarágua, constituída por 13 cones ativos no litoral Pacífico do país centro-americano. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.