Mais de 6 mil nigerianos deixam suas casas fugindo do Boko Haram nesta semana

  • Por Agencia EFE
  • 12/06/2014 12h52

Lagos, 12 jun (EFE).- Ao todo 6.227 pessoas foram obrigadas a deixar suas comunidades no estado de Borno, no norte da Nigéria, durante a última semana para fugir dos ataques do grupo fundamentalista Boko Haram, informou nesta quinta-feira a Agência Nacional de Gestão de Emergências (Nema).

O porta-voz da Nema, Ibrahim Abdulkarim, declarou aos jornalistas que o número de deslocados internos aumentará enquanto continuarem chegando pessoas a Maiduguri, a capital do estado nigeriano, considerada relativamente segura.

A maior parte dos deslocados internos vieram de partes remotas de Borno, próximas à fronteira com Camarões, onde o grupo terrorista gerou o caos nas comunidades locais durante os últimos dias.

Outros deslocados estão indo para outros estados próximos, como Adamawa e Gombe, para escapar dos ataques da seita islamita.

A Nema proporcionou assistência aos deslocados internos, que estão se refugiando em acampamentos provisórios na cidade.

Comida e roupas, roupas de cama, assim como instalações sanitárias móveis são algumas das principais necessidades dos refugiados internos.

O Boko Haram, que mantém sequestradas mais de 200 meninas há quase dois meses e outras 20 mulheres há uma semana, raptadas também no norte do país, intensificou seus ataques em Borno e outros lugares desde janeiro.

Desde então, estima-se que a seita islâmica tenha matado mais de 2 mil pessoas, apesar de que Borno e outros dois estados, Adamawa e Yobe, estão sob um estado de emergência desde o maio passado. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.