Mais de 6 mil refugiados cruzam fronteira entre Macedônia e Sérvia em 1 dia

  • Por Agencia EFE
  • 23/08/2015 13h57

Zagreb, 23 ago (EFE).- Entre 6 mil e 8 mil refugiados procedentes da Macedônia chegaram nas últimas 24 horas à cidade de Presevo, no sul da Sérvia, informou neste domingo um representante da Cruz Vermelha, Ahmet Hallimi, à agência de notícias sérvia “Beta”.

Além disso, em uma aldeia próxima a Presevo, Miratovac, outros 5 mil imigrantes esperam uma oportunidade de entrar no país. Hoje, eles receberam a visita do ministro da Defesa da Sérvia, Bratislav Gasic, que previu que a movimentação continuará nos próximos dias.

“Fomos obrigados a criar aqui em Miratovac um novo centro de recepção de refugiados, além do de Presevo. Aqui já há mais de 5 mil pessoas. Estimamos que os próximos dias os refugiados cheguem com igual intensidade”, avaliou Gasic.

A imprensa sérvia aponta que nas passagens de Bogorodica e Djevdjelija, na fronteira com a Macedônia, já não há uma grande aglomeração de refugiados como ocorria nos últimos dias. As autoridades do país vizinho permitiram a entrada dos imigrantes na Sérvia, que organizou melhor o transporte para que eles seguissem viagem rumo ao norte da Europa.

“A grande maioria dos refugiados tem a intenção de só passar pela Sérvia. Seus destinos são a Alemanha e a Suécia, sobretudo, segundo afirmam, onde eles já têm suas comunidades, parentes e amigos”, explicou à Agência Efe o porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), Mirjana Milenkovski.

Tanto a Cruz Vermelha como a Acnur fornecem alimentos, água e remédios aos imigrantes, mas não o transporte dentro do país.

Os refugiados que chegam à Sérvia tentam, por enquanto, viajar à Hungria, que está construindo um muro ao longo da fronteira para tentar impedir a passagem dos imigrantes. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.