Mais de 60 civis escapam de centro de detenção de jihadistas no Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 09/09/2014 15h45

Mossul (Iraque), 9 set (EFE).- Um total de 68 pessoas da minoria curda yazidi escaparam após ter passado um mês detidos em “uma prisão” estabelecida pelos combatentes do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na província setentrional de Mossul, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

O membro do Conselho Local da província de Ninawa, Dauod Kalu, informou à Agência Efe que estas pessoas, entre elas 40 mulheres, estavam detidas na cidade de Tal Afar, de onde escaparam depois que os caças americanos lançaram uma ofensiva aérea contra as bases do EI nesta zona.

Kalu acrescentou que depois da fuga, os yazidis se deslocaram a pé durante dois dias para chegar aos arredores da população de Sinjar que se encontra a 37 quilômetros do lugar da detenção e que está sob o controle de uma milícia yazidi que luta contra os jihadistas.

Kalu disse que os civis capturados não estão bem de saúde e denunciaram que os membros do EI limitaram a comida.

A fonte explicou que depois que o EI invadiu Ninawa em 10 de junho, decidiu abandonar o trabalho político para formar junto a outros cidadãos da minoria yazidi uma milícia para proteger seu grupo étnico.

Os combatentes do EI capturaram centenas de famílias yazidis após tomar o controle de suas zonas em Sinjar e as detiveram na fortaleza de Tal Afar, localizada a 26 quilômetros ao noroeste da cidade de Sinjar. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.