Mais de 7 mil sofrem com uma das maiores cheias do Rio Grande do Sul

  • Por Jovem Pan
  • 29/06/2014 14h03

Mais de 7 mil pessoas em 55 municípios foram atingidas pelas chuvas que assolam o Rio Grande do Sul desde domingo passado (22). O rio Uruguai está com as águas 19 metros acima do nível normal, se aproximando da maior enchente do estado, com 20 metros em 1983.

A maioria dos municípios está localizada na região norte do estado, na área de efluentes do rio Uruguai. Em entrevista à jornalista Izilda Alves da Rádio Jovem Pan, o coordenador de defesa civil do Rio Grande do Sul, Coronel Oscar Moiano, contou que mesmo algumas cidades que não são ribeirinhas acabaram sendo atingidas.

“A situação agora está relativamente estabilizada porque houve uma ação preventiva por parte da Defesa Civil no sentido de tirar as pessoas preventivamente das casas e se conseguiu levar a população para a casa de parentes e amigos”, explicou ele. Apesar de incontáveis casas estarem totalmente debaixo de água, não houve nenhuma fatalidade.

Ainda não foi possível determinar o tamanho do prejuízo que o estado vai enfrentar, uma vez que as estradas, pontes e casas ainda estão debaixo d’água. Mesmo com a previsão de uma trégua de cerca de três dias na chuva a partir deste domingo (29), os moradores das regiões alagadas ainda não sabem quando vão poder voltar para casa avaliar os danos. “Não sabemos com que velocidade as águas vão baixar e não sabemos que danos vamos encontrar”, lembra Moiano. A área afetada é produtora de soja e milho, e a cheia vai atrasar o período de plantação.

“As regionais da Defesa Civil no norte do estado foram reforçadas. Estamos com todo um aparato de recursos humanos e logísticos para atender a população, temos trazido muitos kits dormitórios e higiene para atendimento das pessoas abrigadas. Paraná e Santa Catarina tiveram danos das últimas semanas, e infelizmente o Rio Grande do Sul acabou sendo atingido agora”, lamentou o coordenador.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.