Mais de 700 imigrantes isolados são retirados após cheia do Rio Madeira (AC)

  • Por Agencia EFE
  • 06/04/2014 21h24
  • BlueSky

São Paulo, 6 abr (EFE).- Mais de 700 imigrantes haitianos, senegaleses e dominicanos foram retirados neste domingo por dois aviões fretados pelo governo após permanecer vários dias isolados em um albergue público de Brasileia (AC), cidade na fronteira com a Bolívia, após as inundações causadas por alta do rio Madeira.

Os imigrantes foram transferidos até a capital Rio Branco, segundo informou a “Agência Brasil”.

De acordo com o representante da Secretaria Regional de Justiça e Direitos Humanos em Brasileia, Damião Borges de Melo, está previsto que nos próximos dias outros 700 imigrantes sejam transferidos de avião até Rio Branco, já que a comunicação por terra não é possível devido à alta do rio.

No ano passado, o governo do Acre declarou estado de emergência social nas cidades de Epitaciolândia e Brasiléia, ambas a fronteira com a Bolívia, diante da chegada em massa de imigrantes, na maioria haitianos, mas também dominicanos e de países africanos.

Segundo Borges de Melo, cerca de 1.500 estrangeiros vivem na Brasiléia à espera de uma oportunidade de trabalho nas regiões do sul, centro-oeste e sudeste do Brasil.

“O problema é que continua chegando gente. Em média, 50 estrangeiros chegavam por dia, mas, nos últimos tempos, esse número caiu um pouco em razão da própria situação local”, acrescentou. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.