Mais de 8 mil entraram na Croácia rumo à Europa Ocidental nas últimas horas

  • Por Agencia EFE
  • 27/09/2015 14h13

Budapeste/Belgrado, 27 set (EFE).- Cerca de 8,5 mil refugiados chegaram nas últimas horas à Croácia, e grande parte deles já foram levados para a fronteira com a Hungria, que contabilizou a entrada de quase 10 mil pessoas no sábado, segundo as últimas contagens policiais.

Desde que a Hungria fechou sua fronteira com a Sérvia no último dia 15 e os refugiados desviaram para a Croácia, chegaram a esse país 73,5 mil refugiados e migrantes, segundo dados da polícia recolhidos pela agência “Hina”.

Os refugiados entram pelo leste da Croácia desde a Sérvia, outro país de passagem na rota dos Bálcãs, que começa na Grécia e atravessa também a Macedônia.

As autoridades croatas os transportam de forma organizada até postos de amparo e em ônibus e trens rumo à fronteira com a Hungria, que por sua vez os transfere para perto da delimitação com a Áustria, país que permite que continuem viagem até Alemanha, o destino ansiado pela maioria.

Neste ano, o número de refugiados que entraram na Hungria procedentes de zonas em conflito do Oriente Médio supera os 250 mil e quase todos eles abandonaram o país em direção a países como a Alemanha e Suécia.

O governo húngaro disse que quer fechar a fronteira com a Croácia, tal como fez no caso da delimitação com a Sérvia, onde implantou duas cercas para deter a entrada de migrantes.

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, declarou que antes consultaria seus parceiros regionais e participaria da Assembleia Geral da ONU em Nova York.

Na Áustria, cerca de 12 mil refugiados entraram no país no sábado desde a Hungria e ao redor de 13 mil exilados passaram a noite em alojamentos habilitados pelas autoridades e pela Cruz Vermelha.

A imensa maioria dos refugiados segue viagem à Alemanha após descansar.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.