Mais de 80% da área agropecuária do Uruguai está destinada ao gado

  • Por Agencia EFE
  • 15/06/2015 18h03

Montevidéu, 15 jun (EFE).- Mais de 13 milhões de hectares estão destinados à produção de gado no Uruguai segundo o censo publicado nesta segunda-feira o Ministério de Pecuária Agricultura e Pesca do país, o que representa 81% da área agropecuária total.

O material divulgado pelo ministério contém informação sobre o uso do solo agropecuário e a distribuição geográfica dos setores no país, segundo os últimos censos agropecuários de 1990, 2000 e 2011.

Segundo o último registro estatístico, a quantidade de hectares destinada ao desenvolvimento do gado foi de 13,4 milhões de hectares, com uma queda de 9% em relação ao período entre 2000 e 2011.

O relatório também explica a situação do campo natural, principal componente dentro da atividade criadora de gado, que teve seu ponto máximo de produção em 1990 com um índice de 86%.

Nas duas décadas seguintes houve um descenso de 8% e se estima que a causa seja o aumento da agricultura de sequeiro e a florestação.

Além disso, foi detalhado que uma das principais mudanças geradas na indústria agrícola foi a quantidade de cabeças de gado bovino e ovino, principais consumidores do pasto e que também são utilizados com outros fins além do consumo de carne, como a produção de lã e o consumo de leite.

A quantidade de cabeças de bovino aumentou de 8,3 milhões de exemplares a 11,1 milhões e quanto aos ovinos, sua quantidade diminuiu notoriamente, de 25,2 milhões de cabeças a 7,5 milhões nos 20 anos transcorridos entre os três diferentes censos.

O relatório finaliza desenvolvendo informação relativa às mudanças nas áreas de granjas, que aumentou 1,6 milhão de hectares durante a última década e também dos terrenos dedicados à florestação, que aumentaram em 62% nos últimos dez anos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.