Mais de 80% do eleitorado vota nos pleitos gerais de Cingapura

  • Por Agencia EFE
  • 11/09/2015 11h39
  • BlueSky

Kuala Lumpur, 11 set (EFE).- Mais de dois milhões de pessoas, o que representa mais de 80% do eleitorado, votaram nesta sexta-feira nos pleitos gerais de Cingapura, onde os colégios eleitorais fecharam às 20h (horário local, 9h de Brasília), informou a Comissão Eleitoral.

O primeiro-ministro e candidato à reeleição, Lee Hsien Loong, votou junto com sua mulher por volta do meio-dia, após inspecionar vários colégios eleitorais.

“Estou bem, tudo está correndo perfeitamente. Os eleitores estão bem assistidos, os idosos, os jovens, os que vão com crianças”, disse Lee ao jornal “Straits Times” após depositar seu voto.

Lee e seu Partido de Ação Democrática (PAP) partem como favoritos para revalidar o mandato que essa legenda conserva desde a independência, há 50 anos, apesar de, pela primeira vez, a oposição ter chegado em condições de disputar as 89 cadeiras em jogo no parlamento.

O PAP, que controla os recursos do Estado e a maioria dos meios de comunicação, chegou ao pleito após colher seu piores resultados nas eleições de 2011, quando conseguiu o apoio de 60,1% dos eleitores.

Com esses resultados conseguiu 81 deputados, graças a sua capacidade para redesenhar o sistema eleitoral a seu favor antes de cada votação.

As eleições acontecem meses depois da celebração do 50º aniversário da independência do país e da morte de seu fundador, Lee Kuan Yew, que transformou Cingapura em um centro financeiro mundial e na economia mais próspera do Sudeste Asiático.

Cingapura, o menor país do Sudeste Asiático, com apenas 700 quilômetros quadrados de extensão e 5,5 milhões de habitantes, tem a terceira renda per capita mais alta do mundo com US$ 53.671, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI). EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.