Mais ex-militares são detidos no Chile por envolvimento no “Caso Queimados”

  • Por Agencia EFE
  • 27/07/2015 11h22

(Santiago) Chile, 27 jul (EFE).- Ao todo, quatro ex-militares chilenos foram detidos nas últimas horas por possível envolvimento no caso de dois jovens que foram atacados com gasolina e queimados em 1986, durante um dos protestos contra então presidente Augusto Pinochet, informaram fontes da polícia nesta segunda-feira.

Os quatro detidos se somam a outros sete ex-militares sentenciados pelo juiz especial Mario Carroza na sexta-feira passada, seis como autores e um como cúmplice do ataque que Rodrigo Rojas De Negri e Carmen Gloria Quintana sofreram em 1985. À época, Rojas, um fotógrafo de 19 anos, morreu por conta das queimaduras e Carmen Gloria Quintana, uma universitária de 18 anos, conseguiu sobreviver, apesar ter ficado com 62% do corpo queimado.

Entre os novos detidos está Pedro Fernández Dittus, o oficial que comandava o grupo que agrediu os jovens em um bairro de Santiago e quem ordenou que eles fossem levados a uma região rural nos arredores da cidade, onde foram jogados em uma vala. Os outros detidos são os ex-recrutas Leonardo Riquelme, Juan González e Walter Lara, que estavam na operação com Fernández.

De acordo com as fontes da polícia, nesta segunda-feira os quatro serão postos à disposição do juiz, que na última sexta decretou a prisão dos militares Julio Castañer, Luis Zúñiga, Francisco Vásquez, Ivan Figueroa, Nelson Medina e Jorge Astengo como autores de homicídio qualificado. Sergio Hernández, motorista do caminhão militar no qual o grupo estava, foi condenado como cúmplice.

O caso foi reaberto após o depoimento do ex-recruta Fernando Guzmán, que rompeu um pacto de silêncio existente entre os envolvidos e denunciou Julio Castañer como o autor material dos crimes. Até agora, Dittus era o principal responsável. A versão de Guzmán foi confirmada na noite de ontem por Pedro Franco Rivas, outro integrante do grupo, que apontou Castañer como autor material da agressão contra os jovens. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.