Mais um atentado deixa ao menos 19 mortos e 60 feridos em Abuja, na Nigéria

  • Por Agencia EFE
  • 04/05/2014 22h59

Dot Adeyemi.

Abuja, 2 mai (EFE).- Pelo menos 19 pessoas morreram e 60 ficaram feridas em um atentado com carro-bomba ontem à noite em Abuja, a poucos metros da estação de ônibus que no dia 14 de abril foi alvo de um ataque semelhante que deixou 75 mortos.

Os números foram divulgados nesta sexta-feira pelo porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Emergências (Nema), Idriss Abass, que ressaltou que o número de vítimas mortas pode aumentar nas próximas horas, já que alguns feridos estão hospitalizados em estado “crítico”.

Em um primeiro momento, o porta-voz da polícia, Frank Mba, divulgou o balanço “provisório” de 12 mortos e 19 feridos no ataque, enquanto algumas testemunhas citadas pelo jornal local “The Punch” comentaram que o número de vítimas mortas pode chegar a 30.

As testemunhas disseram que 30 corpos foram retirados do local do atentado, enquanto dezenas de feridos foram levados de ambulância a hospitais da capital para receber tratamento.

O ataque ocorreu ontem às 20h45 locais (16h45 de Brasília) no subúrbio de Nyanya, quando um automóvel carregado com explosivos explodiu em um estacionamento de alta rotatividade.

O atentado aconteceu às vésperas de Abuja receber o Fórum Econômico Mundial da África, do qual, de 7 a 9 de maio, participarão economistas, políticos e filantropos.

Sobre o evento, fontes de segurança citadas pelo jornal local “This Day” opinaram que os ataques “estão dirigidos a deter o Fórum Econômico Mundial, onde a Nigéria teria sido capaz de se mostrar como a economia maior da África e o destino de investimentos mais importante do continente”.

O mesmo jornal informou que, pouco depois do atentado, duas pessoas de Camarões foram detidas como suspeitas do ataque, mas a informação ainda não foi confirmada pela polícia.

Uma testemunha citada pelo “This Day” relatou que o carro explodiu após ser estacionado por três pessoas suspeitas, que imediatamente depois saíram correndo em várias direções.

“Quando o povo começou a persegui-los, o carro explodiu, gerando pânico e caos, o que os ajudou a fugir”, explicou.

A polícia, que já abriu uma investigação para esclarecer o fato, disse que a bomba causou danos em seis veículos, incluindo o que levava os explosivos.

Esse é o segundo atentado com carro-bomba que sofre Abuja em menos de um mês, depois que, em 14 de abril, 75 pessoas morreram e 216 ficaram feridas em outro ataque contra uma estação de ônibus – próxima ao local da explosão de ontem – na hora do rush, quando muitos cidadãos saíam do trabalho.

Por esse motivo, o presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, convocou para hoje uma reunião de emergência do Conselho de Segurança, na qual abordará os últimos atentados com o objetivo de desenhar uma estratégia para atalhar a insegurança do país.

Após o primeiro ataque na estação de ônibus, o presidente já ordenou aumentar as medidas de segurança na capital.

Embora a autoria do atentado ainda não tenha sido reivindicada por nenhum grupo, as autoridades suspeitam que tenha sido obra dos fundamentalistas de Boko Haram (em dialeto local, “a educação não islâmica é pecado”).

O grupo radical islâmico, que assumiu a autoria do atentado na estação de ônibus de Abuja, ainda retém mais de 200 meninas sequestradas desde 14 de abril em uma escola local de ensino médio de Chibok, no noroeste do país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.