Mais uma estátua de Lênin é derrubada na Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 30/01/2014 10h56

Kiev, 30 jan (EFE).- Outra estátua de Lênin foi derrubada na madrugada desta quinta-feira na Ucrânia, desta vez na cidade de Fastiv, perto de Kiev, em mais um de muitos atos de vandalismo contra a memória do “pai da Revolução Russa” no país.

A estátua, de seis metros, foi derrubada por um grupo com a ajuda de uma polia mecânica e um cabo de aço, informou a polícia a agências ucranianas.

Os ataques contra as estátuas de Lênin na Ucrânia se multiplicaram desde o início, no fim de novembro do ano passado, dos protestos contra a decisão das autoridades do país de renunciar temporariamente à assinatura do Acordo de Associação com a União Europeia.

No dia 8 de dezembro, em meio a uma grande manifestação contra o presidente ucraniano, Viktor Yanukovich, que reuniu centenas de milhares de opositores, um grupo de ultranacionalistas simpatizantes do partido “Svoboda” derrubou uma estátua dedicada ao fundador da União Soviética em pleno centro de Kiev.

O partido dirigido por Oleg Tiagnibok, um dos três líderes opositores que lideram os protestos contra Yanukovich, defende o desmantelamento de todos os monumentos que honrarem personagens e façanhas da época soviética.

Desde então, já são pelo menos cinco os monumentos a Lênin que sofreram atos de vandalismo em várias regiões da Ucrânia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.