Maitiq pede prorrogação ao Parlamento Líbio para formar governo de “consenso”
Trípoli, 20 mai (EFE).- O primeiro-ministro líbio, Ahmad Maitiq, que foi encarregado de formar um governo em 5 de maio, pediu ao Parlamento uma prorrogação de uma semana para poder formar um Executivo de “consenso nacional”, segundo disse à Agência Efe o deputado Abdel Kader al Haweili.
Segundo o parlamentar, Maitiq propôs aos legisladores apresentar uma equipe na qual estejam incluídos representantes de todas as formações e grupos políticos do país, para tentar superar a profunda crise que explodiu no fim de semana passado.
Os legisladores estão discutindo a iniciativa de Maitiq, segundo o legislador, que foi lançada durante uma sessão convocada em um hotel da capital, depois que no domingo a sede do Congresso Nacional Geral (parlamento) fora atacada por duas milícias da cidade de Zintán, ao sudoeste da capital.
O deputado também indicou que à sessão só assistiram 94 dos 200 deputados, por isso que não poderá proceder a aprovação, como estava previsto, dos orçamentos de 2014.
A Líbia vive um momento de incerteza e de grande tensão, após dois ataques armados lançados por milícias e corpos paramilitares contra várias milícias de Benghazi e contra a sede do parlamento em Trípoli. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.