Malásia procura 3 suspeitos de envolvimento com o EI após retornarem da Síria

  • Por Agencia EFE
  • 15/04/2015 06h32

Bangcoc, 15 abr (EFE).- As autoridades da Malásia iniciaram nesta quarta-feira as buscas a três cidadãos malaios suspeitos de terem ligação com a organização terrorista Estado Islâmico (EI) e que retornaram recentemente da Síria ao país.

O vice-ministro do Interior da Malásia, Wan Junaidi Tuanku Jaafar, recusou identificar os suspeitos em declarações feitas no parlamento do país hoje, mas revelou que as forças de segurança conhecem os familiares do trio e os procuram em locais que eles costumam frequentar, segundo o jornal “The Star”.

De acordo com Jaafar, os três poderiam ter passado por um campo de treinamento na Síria. As informações chegaram ao governo malaio graças à cooperação com órgãos de inteligência de outros países.

Segundo dados do Ministério do Interior apresentados no parlamento do país neste mês, a polícia tem uma lista de 119 pessoas supostamente vinculadas ao EI: 60 estão presas, 46 seguem na Síria, dez morreram em combate e outras três estão desaparecidas.

O novo levantamento contrasta com a informação de 77 pessoas presas, número divulgado anteriormente pelas autoridades. A polícia pode ter descartado o envolvimento de alguns desses detidos com o EI após as investigações.

O governo da Malásia pretende aprovar em junho a Lei de Prevenção do Terrorismo, que está em tramitação no Congresso e pretende combater os atos terroristas. A legislação, no entanto, é criticada por organizações de defesa dos direitos humanos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.