Malcom Turnbull presta juramento como novo líder do Executivo australiano

  • Por Agencia EFE
  • 15/09/2015 07h18
  • BlueSky

Sydney (Austrália), 15 set (EFE).- Malcom Turnbull tomou posse nesta terça-feira como primeiro-ministro da Austrália, um dia após uma ruptura interna no Partido Liberal que o permitiu assumir a liderança do partido e, consequentemente, do Executivo, que até então era ocupada por Tony Abbott.

Em uma breve cerimônia em Canberra, Turnbull foi investido no cargo após prestar juramento ao governador geral da Austrália, Peter Cosgrove, que representa a rainha Elizabeth II, chefe de Estado do país.

Antes do juramento, o novo primeiro-ministro assinalou que está “cheio de otimismo” e que espera estabelecer as bases de seu governo “nas próximas semanas e meses”.

Será um governo “absolutamente liberal”, com dedicação especial às questões econômicas, prometeu Turnbull ontem à noite. O novo premiê é conhecido por sua visão empresarial, suas ideias republicanas e seu apoio ao casamento de pessoas do mesmo sexo.

Abbott, que perdeu ontem uma moção de confiança dentro da coalizão governante, expressou em seu último discurso no comando do Executivo seu orgulho pelo “que foi feito nos últimos dois anos”.

O agora ex-primeiro-ministro mencionou a criação de emprego, a eliminação de impostos, os tratados de livre-comércio e sua política contra a imigração ilegal entre as conquistas de sua gestão, assim como a luta contra o terrorismo e seu impulso ao reconhecimento constitucional dos aborígines.

“Quero que meu país tenha sucesso. Sempre quis isso e sempre vou querer”, garantiu Abbott, que deve retornar a sua cadeira no parlamento de Canberra.

Turnbull, que se transformou 29º primeiro-ministro da Austrália e o quinto nos últimos cinco anos, deverá anunciar nos próximos dias a recomposição dos Ministérios de Economia, Educação e Defesa, segundo a imprensa local. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.