Mali adia eleições municipais e estaduais à espera de acordo de paz
Bamaco, 6 mar (EFE).- O governo do Mali anunciou nesta sexta-feira que adiará, para uma data ainda não definida, as eleições municipais e estaduais que estavam previstas acontecer em 26 de abril por causa da insegurança no nordeste do país, ocupado em grande parte por diferentes grupos armados.
O Ministério de administração territorial e descentralização, após se reunir hoje com os partidos políticos, anunciou o adiamento, diante da impossibilidade de realizar a revisão do centro eleitoral nas províncias de Gao, Kidal, Timbuktu e Mopti, as principais cidades da região tuaregue.
O status destas regiões, que os tuaregues chamam de Azawad (todo o território desértico ao norte do rio Níger) é agora alvo de negociação entre o governo de Bamaco e os grupos armados tuaregues, que chegaram a um pré-acordo de paz que deve ser rubricado no fim deste mês.
O adiamento das eleições (que deveriam ter sido realizadas em 2014) já era um ventilado informalmente, já que os diferentes partidos políticos, unionistas, federalistas ou separatistas, estão muito mais preocupados com o resultado das conversas de paz e do fim definitivo da violência na região do Azawad. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.