Mali: Dez crianças são sequestradas e duas delas morrem em tentativa de fuga
Bamaco, 24 nov (EFE).- Uma dezena de crianças foram sequestradas no sábado passado, supostamente por grupos islamitas, no norte do Mali, e duas delas morreram ao tentar escapar, informaram nesta segunda-feira à Agência Efe fontes policiais e militares malinesas.
Os sequestros, realizados por homens armados, aconteceram nos arredores das cidades de Kidal e Aguelhoc, na região do Azawad, afirmaram as fontes militares, que não deram detalhes sobre a idade das crianças nem as circunstâncias concretas.
Embora ainda não haja reivindicação sobre a autoria, as suspeitas se dirigem aos grupos islamitas ainda ativos no terreno apesar de terem sido teoricamente desalojados dos lugares que chegaram a controlar durante vários meses de 2012.
O incidente do sábado passado lembra o sequestro coletivo de mais de 276 meninas realizado pelo grupo islamita nigeriano Boko Haram em abril deste ano em Chibok, que ainda não se resolveu.
Toda a metade nordeste do Mali conhecida como Azawad está ainda submissa a uma grande instabilidade pela presença de grupos armados tuaregues (teoricamente em conversas de paz com o governo) e remanescentes de grupos islamitas que esporadicamente atuam contra os boinas azuis da ONU. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.