Maliki assegura que crise no Iraque será resolvida “sem depender de ninguém”

  • Por Agencia EFE
  • 11/06/2014 11h12

Bagdá, 11 jun (EFE).- O primeiro-ministro do Iraque, Nouri al-Maliki, afirmou nesta quarta-feira que os iraquianos resolverão a crise “com suas próprias mãos e sem depender de ninguém”, depois que os jihadistas tenham tomado a cidade de Mossul e outras partes do país.

Em seu discurso semanal, divulgado pela televisão, Maliki apontou que reconstruirão o Exército iraquiano “com voluntários” e afirmou que o que acontece é uma “conspiração, porque as forças do (grupo jihadista) Estado Islâmico do Iraque e o Levante não estão ao nível da polícia e das tropas”.

“Os altos comandantes militares e policiais que abandonaram seus postos e a luta deverão ser castigados de forma severa”, ressaltou o chefe de governo, que reiterou que os radicais entraram ontem em Mossul, a segunda cidade do país, por causa de “um complô”.

Além disso, Maliki destacou a “mobilização” que houve no país para expulsar os terroristas e agradeceu aos clãs, grupos políticos e cidadãos que decidiram “resistir” voluntariamente.

“A estabilidade política é a estabilidade da segurança”, acrescentou Maliki, que considerou que as disputas políticas contribuíram para a insegurança no país.

“Peço às Forças Armadas que voltem a tomar a iniciativa e aos habitantes de Mossul digo que o governo, o povo e as forças da ordem estão com os senhores”, asseverou.

A organização extremista Estado Islâmico do Iraque e o Levante, que pretende criar um emirado islâmico nesse país e na Síria, ameaçou hoje prosseguir “suas conquistas” no Iraque, depois que ontem tomaram Mossul e outras zonas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.