Meios de transportes argentinos terão que estampar frase sobre Ilhas Malvinas

  • Por Marcos Fidalgo/JP
  • 04/01/2015 19h29
  • BlueSky
DIVULGAÇÃO Ilhas Malvinas são palco de disputa entre Reino Unido e Argentina

As Ilhas Malvinas são Argentinas. Essa frase deverá ser estampada em ônibus, trens, navios e aviões argentinos, conforme determinado por uma lei recém-aprovada. A medida vale para todas as empresas de transportes do setor público. As instituições também estão obrigadas a expor a frase em estações, aeroportos e rodoviárias.

Em 1982, a Argentina invadiu as Ilhas Malvinas, arquipélago que pertence à Inglaterra. A ação foi uma tentativa do governo militar de recuperar a sua popularidade. O fracasso da operação contribuiu para acelerar o fim da ditadura no país.

Com menos preparo e recursos limitados, os argentinos acabaram se rendendo após setenta e quatro dias de combates. Ao todo, morreram seiscentos e quarenta e nove argentinos e duzentos e cinquenta e cinco ingleses.

Apesar de ter sido comandada pelos militares, a invasão às Malvinas contou com o apoio de muitos opositores ao regime. Desde então, a rivalidade entre ingleses e argentinos ficou ainda mais acirrada.

Periodicamente, é realizado um referendo entre os habitantes da ilha, para saber se eles preferem pertencer à Inglaterra ou a Argentina. Na última consulta, realizada em março de 2013, noventa e oito por cento respondeu que prefere continuar sob o domínio inglês. A Argentina não reconheceu o resultado e continua reivindicando a soberania sobre as Malvinas. Segundo a constituição argentina, a recuperação do território é um objetivo permanente e irrenunciável do povo do país.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.