Manasseh Sogavare é escolhido primeiro-ministro das Ilhas Salomão

  • Por Agencia EFE
  • 09/12/2014 02h09
  • BlueSky

Sydney (Austrália), 9 dez (EFE).- Manasseh Sogavare foi eleito nesta terça-feira como primeiro-ministro das Ilhas Salomão, após o pleito de novembro, o primeiro no país desde a retirada do contingente das Forças de Paz liderado pela Austrália em 2013, informou a imprensa australiana.

Sogavare, que concorria com Jeremiah Manele, foi eleito no parlamento das Ilhas Salomão, que tem 50 membros, através de votação secreta, por 31 votos a 19, segundo a emissora australiana “ABC”.

Após sua eleição, Sogavare, que já comandou o Executivo das Ilhas Salomão entre 2000 e 2001 e 2006 e 2007, prometeu que seu governo vai se concentrar em sanear a economia e fez um pedido de unidade.

Sogavare também garantiu que mantém “relações cordiais com a Austrália”, ao deixar para trás as tensões provocadas pela expulsão, em 2006, do então alto comissário, Patrick Cole, e do comissário da Polícia Federal Australiana (AFP sigla em inglês), Shane Castles, por interferência em assuntos internos.

A Austrália liderou a Missão de Assistência Regional para as Ilhas Salomão (Ramsi), iniciada em 2003, para pacificar o país através de uma operação militar que durou dez anos e foi a mais longa no Pacífico Sul desde a Segunda Guerra Mundial.

Entre 1998 e 2003, mais de 200 pessoas morreram e milhares foram deslocadas por causa das disputas étnicas entre grupos armados rivais que aterrorizaram a população das Ilhas Salomão, a terceira nação mais populosa do Pacífico Sul, após Papua Nova Guiné e Fiji.

As Ilhas Salomão, um país formado por quase mil ilhas, conta com uma população aproximada de 600 mil habitantes, a maior parte de origem melanésia, mas também há descendentes das etnias polinésia, micronésia e chinesa.

A economia das Ilhas Salomão, baseada na exploração mineral e madeireira, tem previsão de crescimento negativo – de -1,5% – para este ano, devido ao impacto das inundações de abril, segundo o Banco de Desenvolvimento Asiático. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.