Manifestação antigovernamental no Haiti acaba em confronto com a polícia
Porto Príncipe, 16 dez (EFE).- Um protesto realizado nesta terça-feira por centenas de opositores que pediam a renúncia do presidente do Haiti, Michel Martelly, acabou em confronto com a polícia, que usou gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes.
Esta foi a primeira manifestação após a renúncia do primeiro-ministro, Laurent Lamothe, no domingo passado. Os manifestantes percorreram as ruas de Porto Príncipe rumo ao Palácio Nacional, exigindo também a libertação de todos os “presos políticos” que permanecem detidos acusados de vandalismo.
Além disso, protestavam contra a forma como o governo vem manejando os recursos da ajuda para a reconstrução do país após o terremoto que ocorreu há quase cinco anos.
A polícia haitiana formou barricadas próximas do parque “Champ de Mars”, situado em frente ao Palácio Nacional, e atirou para o alto para dispersar os manifestantes e impedir que os mesmos invadissem os espaços da casa do governo.
O Haiti se encontra imerso em um período de agitação política liderado pela oposição, que vem fazendo protestos diários contra a presidente, a quem acusam de liderar um governo corrupto.
A oposição assegura que suas manifestações não vão acabar e que continuará exigindo a saída de Martelly. O próximo protesto está previsto para quinta-feira. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.