Manifestação no Canadá pede que mulheres tenham direito a ficar de topless

  • Por Agencia EFE
  • 01/08/2015 21h39

Toronto (Canadá), 1 ago (EFE).- Centenas de pessoas, a maioria do sexo feminino, se manifestaram neste sábado na cidade canadense de Waterloo, a cerca de 110 quilômetros de Toronto, pelo direito das mulheres a passear sem usar blusa, ou seja, de topless.

A manifestação foi convocada poucos dias depois que um policial ordenar a três mulheres de Kitchener a cobrir os seios quando elas andavam de bicicleta pela cidade, segundo a imprensa local. Por isso, na manifestação de hoje, muitas delas caminharam pelas ruas de peito aberto.

Na verdade, desde 1996 é permitido andar sem blusa na província de Ontário, graças a Gwen Jacob, que 1991 foi multada por esse motivo e hoje participou do protesto. Em julho de 1991, ela era uma universitária e decidiu sair à rua sem camiseta em um dia que o termômetro marcava 33 graus.

Ela foi detida, acusada de um ato indecente e multada por um juiz que justificou que os seios deviam permanecer cobertos em público, porque se trata de “parte do corpo feminino estimulante para os homens, tanto pelo visual quanto pelo tato”.

Gwen apelou da sentença alegando que o mesmo pode ser dito do peitoral masculino e, mesmo assim, os homens podem circular sem camisa.

Em 1996, o Tribunal de Apelações de Ontário deu razão a jovem ao determinar que o contexto no qual a estudante tinha descoberto seus seios não era sexual ou “comercial” e que “ninguém que estivesse ofendido foi forçado a ficar olhando”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.