Manifestação no Dia do Trabalho termina em confronto em Turim

  • Por Agencia EFE
  • 04/05/2014 22h58

Roma, 1 mai (EFE).- Forças da ordem e manifestantes protagonizaram nesta quinta-feira em Turim, no norte da Itália, durante as celebrações do Primeiro de Maio, enfrentamentos que terminaram com três detidos e sete policiais feridos, segundo a imprensa oficial.

Nas principais cidades italianas o Dia do Trabalho transcorreu sem incidentes. Em Turim, no entanto, o clima de tensão foi elevado desde o começo da jornada.

Os choques entre forças da ordem e manifestantes foram registradas no começo da manhã no centro de Turim, com um saldo de sete policiais feridos, vários manifestantes com contusões leves e três detidos, um deles acusado de golpear na cabeça um agente.

Além disso, a polícia apreendeu dezenas de barras metálicas e objetos pontiagudos.

As manifestações criticaram a crise crise econômica e o desemprego e lembraram o jovem Federico Aldrovandi, morto em 2005 em Ferrara, no centro da Itália, supostamente por quatro policiais.

O Instituto Nacional de Estatística (Istat) revelou que a taxa de desemprego se manteve em março no recorde de 12,7%, porcentagem mais alta desde 1977.

Em Roma, o chefe do Estado italiano, Giorgio Napolitano, pronunciou um discurso no qual assegurou que “neste ano, mais que festa, é urgente o trabalho”, e pediu que as instituições realizem reformas profundas e se combata a resignação.

Na capital, como a cada ano desde 1990, foi celebrado também um concerto na praça de São João de Latrão, tradicional palco de manifestações e reivindicações. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.