Manifestantes do MPL liberam terminais, mas reflexos no trânsito seguem em SP

  • Por Jovem Pan
  • 11/01/2016 08h53
Carolina Ercolin/ Jovem Pan 15 manifestantes do Movimento Passe Livre fecharam o Terminal Bandeira

Quinze manifestantes bloquearam o acesso ao Terminal Bandeira, no centro de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (11) por mais de uma hora. O acesso ao terminal já foi liberado, bem como o corredor da Avenida Nove de Julho, sentido zona norte, mas uma grande fila de veículos na Nove de Julho e Av. Prestes Maia ainda sofre com os reflexos do trânsito na região. O ato foi realizado por integrantes do Movimento Passe Livre (MPL) contra o aumento das tarifas de transporte público em São Paulo de R$ 3,50 para R$ 3,80.

Outros 30 integrantes do MPL fecharam por cerca de uma hora, desde as 6h40, o Terminal Pinheiros na zona oeste, obrigando muitos usuários a recorrerem a alternativas de transporte, como o corredor da Av. Rebouças ou a linha 4-Amarela do metrô. Sete viaturas da Polícia Militar se fizeram presentes, mas não houve registros de confronto.

Quando a chuva apertou por volta das 8h15, o movimento se dispersou e as vias foram liberadas, mas também há muito congestionamento no local. Os manifestantes terminaram o ato no cruzamento da Rua Teodoro Sampaio com Av. Brigadeiro Faria Lima. O trânsito foi prejudicado nos dois sentidos pois tanto a Av. Rebouças quanto a Teodoro Sampaio chegaram a ser fechadas.

Nas proximidades do Terminal Bandeira, durante a interdição, muitos motoristas de ônibus resolveram fazer do ponto final provisório a Praça 14 Bis, a 1,5 km do terminal, desembarcando os passageiros por lá e seguindo para o trajeto contrário. Muitos passageiros tiveram que percorrer os cerca de 1.600 metros debaixo de chuva. Os que não arredaram pé e esperaram os ônibus que pegariam no terminal registraram esperas de 1h30 a 2 horas para poder embarcar.

Por volta das 8h20 liberaram o acesso da Av. Nove de julho para a Prestes Maia. Os reflexos no trânsito se deram não apenas na Nove de Julho, mas também na Av. 23 de Maio, uma das principais alternativas durante o fechamento do Terminal Bandeira.

No corredor Prestes Maia sentido Santana/Aeroporto, havia 2,5 km de lentidão às 8h41, segundo a CET. O trânsito em São Paulo era de 59 km com tendência de alta no mesmo hotátio (19 km na zona oeste, 18 km na sul, 9 km no centro, 8 km na zona norte e 5 km na zona leste.

O MPL marcou outra manifestação para a tarde desta terça-feira (12) na Avenida Paulista.

Com informações das repórteres JP Renata Perobelli e Carolina Ercolin

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.