Mantega afirma que inflação “cairá firmemente”

  • Por Agencia EFE
  • 21/05/2014 11h54

Brasília, 21 mai (EFE).- O ministro da Fazenda do Brasil, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira que a inflação, que é um das dores de cabeça do Governo, “cairá firmemente” e fechará 2014 dentro da meta do governo, que propõe um teto de 6,5%.

Mantega comentou com jornalistas uma medição oficial prévia da inflação projetada para maio, segundo a qual a taxa este mês será próxima a 0,58%, o que representaria uma leve redução em relação a abril.

Segundo o ministro, essa tendência se manterá até o fim do ano, sobretudo por causa da redução dos preços dos alimentos, que no começo deste ano disparou por fatores climáticos, como seca ou intensas chuvas em diversas regiões de produção agrícola.

O governo fixou para este ano uma meta de inflação de 4,5%, com uma margem de tolerância de dois pontos percentuais que deixa o teto de suas previsões em 6,5%.

De acordo com dados oficiais, a inflação nos primeiros quatro meses deste ano chegou a 2,86%, contra 2,50% acumulado no mesmo período de 2013, o que empurrou o índice anualizado para 6,28%.

Segundo especialistas do mercado financeiro consultados cada semana pelo Banco Central, a inflação deverá chegar este ano a 6,43%, muito perto do limite previsto pelo governo, mas com um crescimento econômico de 1,62%, contra 2,4% previsto pelas autoridades.

Mantega assegurou que, apesar das dúvidas dos mercados, a taxa de inflação vai continuar “controlada” e “caindo com firmeza”, graças às medidas adotadas pelo governo, que incluem uma política de altos juros, que se situam em 11% ao ano. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.