Mantega fala em queda da inflação, mas especialistas apostam em estouro do teto da meta

  • Por Jovem Pan
  • 30/04/2014 09h01
  • BlueSky

O Ministro da Fazenda aposta na queda da inflação, mas especialistas já se preparam para o estouro do teto da meta do IPCA em junho. Segundo Guido Mantega, os índices mais elevados no primeiro trimestre foram consequência do clima ruim para hortaliças e legumes.

Durante evento na Câmara dos Deputados, o ministro da Fazenda projetou preços mais comportados daqui para frente. Segundo Guido Mantega, a corrosão do poder de compra do salário dos trabalhadores entrou em ritmo mais lento já nas medições relativas a abril.

O IGP-M da Fundação Getúlio Vargas, a chamada inflação do aluguel, desacelerou de 1,67% em março para 0,78% em abril. Salomão Quadros, o coordenador dessa pesquisa, admitiu que os preços dos alimentos perdem força e passam o bastão para as tarifas do governo.

*Ouça os detalhes no áudio

O analista do mercado é menos otimista em relação aos índices inflacionários medidos em 12 meses. Em entrevista a Denise Campos de Toledo, Fábio Romão considerou muito provável o IPCA acima de 6,5% em junho.

O estrategista do mercado financeiro Luciano Rostagno prevê a inflação abaixo do teto da meta de 6,5% até o final deste ano. Para ele, o Governo Dilma já está com o estojo de maquiagem preparado para disfarçar a administração desajeitada.

As promessas do ministro Guido Mantega não tiveram qualquer influência no comportamento do mercado de ações. A bolsa subiu 0,89% animada com a redução do cacife eleitoral e da aprovação do governo da presidente Dilma Rousseff.

 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.