Marine Le Pen critica França por submissão aos EUA nas relações com a Rússia

  • Por Agencia EFE
  • 26/05/2015 15h44

Moscou, 26 mai (EFE).- A presidente do partido ultradireitista francês Frente Nacional (FN), Marine Le Pen, criticou nesta terça-feira o governo de seu país por se submeter às orientações dos Estados Unidos nas relações com a Rússia.

“O problema é que, e é algo que estou há muito tempo dizendo, o governo francês, tanto o atual de François Hollande como o de (Nicolas) Sarkozy, é muito influenciado pelos EUA”, disse líder oposicionista à imprensa russa.

Marine, que fez essas afirmações depois de se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados russa, Sergei Narishkin, destacou que os “EUA desempenharam um papel muito importante na adoção de sanções contra a Rússia dentro da União Europeia”.

“Espero que a França recupere a liberdade de expressar sua opinião, a liberdade diplomática pela qual lutamos. Mas não tenho certeza se o governo de Hollande é capaz de mudar algo”, disse.

Marine comentou que a subordinação teve influência na decisão da França de não fornecer o porta-helicóptero Mistral à Rússia e também na rejeição do convite para assistir na Praça Vermelha ao 70ª aniversário da vitória sobre a Alemanha na Segunda Guerra Mundial.

“Acho que isso é uma autêntica submissão aos EUA”, criticou.

Em resposta aos jornalistas russos, Marine prometeu que as relações entre Moscou e Paris mudarão caso ela vença as eleições presidenciais de 2017.

A líder ultradireitista explicou que se reúne com Narishkin duas vezes ao ano para abordar desde a situação do Estado Islâmico, a guerra na Ucrânia, a ameaça do terrorismo até a crise financeira mundial.

Fontes da indústria armamentista russa descartaram hoje o fornecimento dos Mistral e anteciparam que as negociações se limitam à devolução da parte do dinheiro já transferido pelos russos e às compensações pelo descumprimento do contrato. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.