Marine le Pen critica próprio pai e diz que “seu único objetivo é incomodar”

  • Por Agencia EFE
  • 08/04/2015 13h11

Paris, 8 abr (EFE).- A presidente da ultradireitista Frente Nacional (FN), Marine Le Pen, atacou duramente nesta quarta-feira seu pai e fundador do partido por suas recentes declarações racistas e antissemitas, e disse que “seu único objetivo é incomodar”.

Em um comunicado, a líder anunciou a convocação de um comitê executivo do partido para o dia 17 de abril para serem estudadas medidas contra Jean-Marie Le Pen, presidente de honra e fundador, em 1972, da FN.

“Jean-Marie Le Pen parece ter entrado em uma estratégia de suicídio político”, afirmou sua herdeira política, que assumiu a liderança da FN em 2011.

Em entrevista publicada recentemente no jornal de extrema-direita “Rivarol”, o patriarca da FN defendeu o marechal Pétain, que comandou o regime colaboracionista ao regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Além disso, atacou as origens “imigrantes” do primeiro-ministro, Manuel Valls, que nasceu na Espanha e se nacionalizou francês aos 20 anos, e de outros dirigentes políticos.

“Somos governados por imigrantes”, afirmou Jean-Marie Le Pen na entrevista.

A atual direção da FN, que tenta dar uma imagem menos radical ao partido, considerou as palavras de seu fundador fora de propósito.

“Sua condição de presidente de honra não o autoriza a sequestrar a FN com provocações grosseiras, cujo único objetivo é me incomodar e que significam um duro golpe a todo o movimento, aos seus dirigentes, candidatos, filiados e eleitores”, afirmou sua filha.

Marine garantiu que será contra seu pai encabeçar a lista da FN nas eleições regionais do final do ano na região de Provença-Alpes-Costa Azul, no sudeste do país. Jean-Marie Le Pen anunciou que iria liderar a lista.

O fundador do partido considera sua candidatura “legítima” porque obteve neste território um terço dos votos nas eleições europeias passadas, e com isso ele garantiu uma cadeira no Parlamento de Estrasburgo.

“Com profunda tristeza sou obrigada a reunir o conselho executivo com o objetivo de tomar medidas contra ele destinadas a proteger da melhor maneira os interesses políticos da FN”, afirmou a atual líder do partido. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.