Martelly anuncia nova composição do governo haitiano em meio a crise
Santo Domingo, 19 jan (EFE).- Os novos membros do governo do Haiti, nomeados pelo presidente Michel Martelly, tomarão posse nesta segunda-feira, entre eles dois membros da oposição social-democrata: Víctor Benoit, como ministro do Trabalho e Assuntos Sociais, e Ariel Henry, como ministro do Interior.
Por sua vez, sete ministros foram mantidos em seus postos, os das pastas de Relações Exteriores; Obras Públicas; Transporte e Comunicações; Agricultura, Recursos Naturais e Desenvolvimento Rural; Turismo; Educação e Saúde Pública, além do de Defesa.
Martelly anunciou ontem à noite, através de um comunicado oficial divulgado em sua página oficial no Facebook, a designação de 18 ministros e 16 secretários de Estado.
O governante designou Yves Germain Joseph, anteriormente secretário-geral do Palácio Nacional, como ministro do Planejamento e Cooperação Externa.
Duly Brutus foi mantido no posto de ministro das Relações Exteriores, enquanto Pierre Richard Casimir, ministro das Relações Exteriores na primeira parte do governo do ex-primeiro-ministro Laurent Lamothe, será o encarregado da pasta de Justiça e Segurança Pública.
Laleau Wilson, antes ministro de Comércio e Indústria, foi nomeado ministro de Economia e Finanças, e Jacques Rousseau continua como ministro de Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
Por outro lado, Jean François Thomas foi ratificado como ministro de Agricultura, Recursos Naturais e Desenvolvimento Rural, da mesma forma que Stéphanie Balmir Villedrouin, que permanece como ministra de Turismo e Indústrias Criativas, e Nesmy Manigat, como ministro da Educação e Formação Profissional.
Também foi confirmada em seu cargo Florence Duperval Guillaume, como ministra da Saúde Pública e População.
Hervey Day, por sua vez, foi nomeado ministro do Comércio e Indústria; Dithny Joan Raton, ministro da Cultura; Rotchild François Jr., ministro da Comunicação, e Yves Rose Morquette foi designada ministra da Mulher.
Lener Renauld se mantém em seu cargo de ministro da Defesa, enquanto Pieriche Olicier foi nomeado ministro dos haitianos residentes no exterior, e Jean Fritz Jean-Louis, ministro encarregado pelo primeiro-ministro para questões eleitorais.
Enquanto isso, os opositores ao governo haitiano presidido por Michel Martelly anunciaram que intensificarão nesta semana seus protestos, agora também dirigidos contra o novo primeiro-ministro, Evans Paul, e que começarão nesta terça-feira. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.