May diz que atentado de Manchester foi destinado a castigar famílias jovens

  • Por Jovem Pan com Estadão Conteúdo
  • 23/05/2017 08h40
EFE Theresa May - EFE

A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse nesta terça-feira que a cidade de Manchester foi vítima de um ataque terrorista “monstruoso” destinado a castigar famílias jovens que foram ao show.

Em uma declaração ao país perante a residência oficial do 10 de Downing Street, Mai informou, ademais, que a Polícia acredita conhecer a identidade do autor do ataque, em que 22 pessoas perderam a vida, mas especificou que ainda não pode ser facilitada.

Segundo explicou, a Polícia e os serviços segredos do Reino Unido tratam de estabelecer se o autor do atentado atuou só ou como parte de um grupo terrorista.

“Sabemos que um único terrorista detonou um artefato explosivo perto de uma das saídas do local, elegendo deliberadamente o momento e o lugar para provocar um grande massacre e ferir e matar indiscriminadamente”, acrescentou.

“Os terroristas nunca vão ganhar e os nossos valores, o nosso país e a nossa forma de vida sempre prevalecerão”, acrescentou.

A primeira-ministra conservadora, que viajou para Manchester, acrescentou que este foi um dos piores “atentados perpetrados no Reino Unido e o pior no norte da Inglaterra”.

Além disos, May apontou que a ameaça terrorista contra o Reino Unido se mantém “severa”, a segunda mais grave e que significa que é muito possível que um outro atentado terrorista ocorra no país.

“Muitos adolescentes estão entre os 22 mortos e 59 feridos no ataque”, lamentou a primeira-ministra.

May também destacou a resposta da polícia e dos serviços de emergência ao agir com “grande coragem” e seguindo as instruções que tinham recebido nos treinos prévios perante uma situação como a de ontem à noite.

Além dos 22 mortos, um total de 59 pessoas ficaram feridas e são atendidas em oito hospitais da chamada Grande Manchester, segundo as autoridades britânicas.

O ato violento ocorreu pouco após um show da cantora americana Ariana Grande, quando as pessoas estavam deixando o local.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.