Medidas de Obama beneficiarão pelo menos 5 milhões de imigrantes ilegais

  • Por Agencia EFE
  • 20/11/2014 22h01

Washington, 20 nov (EFE).- Pelo menos cinco milhões dos mais de 11 milhões de imigrantes ilegais que residem nos Estados Unidos serão beneficiados pelas medidas executivas que o presidente Barack Obama anunciará nesta quinta-feira, segundo confirmou a Casa Branca.

A parte-chave do plano de Obama beneficiará aos imigrantes ilegais que tenham filhos que são cidadãos americanos ou residentes permanentes, que comprovem que estão no país desde antes de 1º de janeiro de 2010 e não possuam antecedentes criminais.

Estes imigrantes ilegais evitarão a ameaça da deportação por três anos e obterão uma licença de trabalho, segundo o plano.

Uma funcionária da Casa Branca explicou sob a condição do anonimato que calcula-se que essa medida poderão acolher quatro milhões de imigrantes ilegais, enquanto o milhão restante se verá protegido por outras ações como a ampliação da Ação Diferida (DACA), um plano de 2012 para evitar a deportação de jovens que chegaram ao país ainda crianças.

Para acolher-se ao novo programa para pais com crianças americanos ou residentes permanentes, os potenciais beneficiados deverão demonstrar que seu filho nasceu antes do anúncio do presidente e que estão no país há pelo menos cinco anos.

Também terão que submeter-se a uma verificação de seus antecedentes criminais e pagar uma série de taxas.

Quanto à DACA, que evitou a deportação de mais de 580.000 jovens imigrantes ilegais desde agosto de 2012, até agora dois dos requisitos básicos eram ser menor de 31 anos e ter entrado no país antes de 15 de junho de 2007.

De acordo com a Casa Branca, com as medidas executivas de Obama esse programa beneficiará agora a todos os jovens que chegaram aos EUA antes de completar 16 anos e anteriormente ao dia 1º de janeiro de 2010, independente da idade que tenham atualmente.

Houve especulações que as medidas executivas de Obama abrangeriam também aos pais dos beneficiados da DACA, mas hoje a funcionária explicou que isso “vai além da autoridade legal” do presidente para atuar por decreto.

A Casa Branca estima que das mudanças na DACA poderão beneficiar-se pelo menos outros 270.000 jovens imigrantes ilegais.

Outras das mudanças anunciadas por Obama afetarão ao sistema atual de vistos e permissões de residência, com ênfase em empreendedores que possam atrair investimentos e criar empregos, assim como em estudantes de campos como tecnologia, engenharia, ciência e matemática.

Todas estas medidas “são um primeiro passo”, mas é o Congresso que deve “atuar” em seguida com a aprovação de uma reforma migratória integral, ressaltou a funcionária.

O Senado, sob controle democrata, aprovou em junho de 2013 um projeto de lei bipartidário para uma reforma migratória respaldado por Obama que não foi submetido à votação na Câmara dos Representantes, controlada pelos republicanos.

A partir de janeiro, ambas câmaras terão maioria da oposição republicana, após as eleições legislativas do último dia 4 de novembro. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.