Medo de ataques terroristas faz governos violarem direitos humanos, diz HRW

  • Por Agência Estado
  • 27/01/2016 11h48
Refugiados sírios de Tel Abyad aguardam para entrar na Turquia Reuters Refugiados sírios de Tel Abyad aguardam para entrar na Turquia

Os governos ocidentais com medo de ataques terroristas e da possível ameaça que os refugiados representam estão violando os direitos humanos e a adoção de políticas contraproducentes em nome da segurança, segundo informou nesta quarta-feira a Human Rights Watch (HRW) em seu relatório anual.

O diretor-executivo da HRW, Kenneth Roth, repreendeu a Europa e os EUA “pela islãmofobia flagrante e descarada demonização dos refugiados”, advertindo que isso cria “o tipo de divisão e animosidade que os recrutadores terroristas gostam de explorar”

A organização divulgou seu relatório anual de revisão das práticas de direitos humanos ao redor do mundo em Istambul. A Turquia é o lar de 2,2 milhões de refugiados sírios e o principal ponto de partida para os imigrantes que vão para a Europa. Há mais de 60 milhões de pessoas deslocadas pela guerra ou pela repressão, de acordo com a HRW.

Roth afirmou que os cerca de 1 milhão de requerentes de asilo que chegaram na Europa por via marítima em 2015 representariam apenas 0,20% da população da União Europeia se o compartilhamento de reassentamento ocorrer.

“A criação de uma maneira segura e ordenada para os refugiados para fazer o seu caminho para a Europa reduziria vidas perdidas no mar ao mesmo tempo que ajudaria as autoridades de imigração a filtrar os riscos de segurança”, disse Roth.

Os políticos dos EUA e da Europa, disse ele, estão usando a ameaça terrorista como uma oportunidade para expandir os poderes de aplicação da lei, incluindo a vigilância em massa.

Enquanto isso, a Rússia e a China iniciaram a maior repressão da sociedade civil nas últimas décadas, de acordo com o relatório de 659 páginas, revendo mais de 90 países. Ele observou tendências similares na Turquia, Quênia, Sudão, África do Sul e Israel. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.