Meios de comunicação argentinos se unem contra gigantes da publicidade online

  • Por Agencia EFE
  • 07/09/2015 14h20

Buenos Aires, 7 set (EFE).- Ao todo, cinco meios de comunicação da Argentina lançaram nesta segunda-feira uma empresa conjunta para vender publicidade na internet e concorrer com multinacionais, como Google e Facebook, uma iniciativa inédita na América Latina.

A RPA (Real Premium Audiences) Media Place é formada pelo “Grupo Clarín”, o maior conglomerado de imprensa argentina; os jornais “La Nación” e “Perfil”, com suas revistas associadas; o portal “Infobae” e a emissora de TV “Telefe”.

“A novidade da empresa mora em sua tecnologia, que permite aos anunciantes contratar de forma automática publicidade para audiências específicas dos cinco grupos que se juntaram, sem que se pautem em um meio em particular”, informou o “Grupo Clarín” em seu site.

Conforme estimativas da nova marca, o mercado total dos anúncios digitais na Argentina supera os 2.5 bilhões de pesos (R$ 1.029.120.000).

“Vamos entrar em um segmento onde não estávamos presentes ou era feito através de terceiros”, explicou o diretor-executivo da RPA, Alejandro Álvarez, ex-diretor comercial da Google Argentina e que se demitiu há dois meses para iniciar a nova companhia.

A mídia programática funciona a partir da segmentação das audiências e procura se antecipar à decisão de compra ao mostrar anúncios a quem esteja para dar esse passo. Para conseguir isso, entra em jogo uma plataforma de gestão de dados, que detecta os sites pelos quais o usuário navega e assim o identifica como cliente potencial.

A empresa lançada hoje é a primeira aliança deste tipo na América Latina e segue os passos de iniciativas bem-sucedidas como La Place Média, na França, e Pangaea, no Reino Unido. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.